Eldo Gomes, comunicador multiplataforma

Ele é jovem, divertido, está sempre de alto astral, gosta de viajar e se expressa como ninguém. Estamos falando de Eldo Gomes, 31 anos, formado em Jornalismo e concluindo graduação em Letras. Desempenha as funções de influenciador digital, jornalista, empresário, assessor, consultor de marketing e comunicação, youtuber, apresentador, blogueiro e tudo mais que a Comunicação permitir. Brasiliense, Eldo tem uma ligação forte com Águas Claras, cidade onde ele trabalhou por dois anos produzindo e apresentando um talk show no rádio, onde recebeu mais de 500 convidados.
Através da realização do programa entre os anos de 2015 e 2016, Eldo estreitou laços com a cidade o que consequentemente ocasionou em muitos seguidores nos seus canais de comunicação (blog, YouTube, twitter, etc). “Muita gente que me conheceu através do programa continua se interessando pela minha forma de comunicar e pelos meus outros projetos que tenho desenvolvido, tem um público gigante de Águas Claras que me trata com muito carinho”, afirma o jornalista que confessa ser amante da cidade e de todas as delícias gastronômicas, “não tem como fugir, quando se pensa em diversidade de bar e restaurante, na minha opinião não tem cidade tão completa quanto esta”.

“O canal no YouTube é uma extensão do meu blog, porém no canal tenho mais liberdade para mudar e testar várias coisas. Acho que nunca vou seguir um formato só ou um tema único, gosto de estar livre e poder sentir o retorno do público”, destaca Eldo.

Trajetória
Quando adolescente Eldo pretendia ser professor de Artes, mas seu pai queria que o filho fosse professor de Língua Portuguesa. Entre as duas carreiras, o jovem comunicador, falante, bom escritor e contador de histórias escolheu uma terceira opção, o Jornalismo. Um de seus maiores referenciais como profissional é o apresentador Zeca Camargo. Eldo conta que quando leu o livro de Zeca “A fantástica volta ao mundo”, sonhava com o dia em que poderia viajar pelo mundo e narrar suas próprias experiências para outras pessoas. Os anos se passaram, mas o sonho do jornalista brasiliense ainda não morreu, “um dia quero poder escrever um livro sobre minhas viagens, falta muito, mas estou caminhando para isto, uma das minhas paixões é o turismo.”
Especialista em jornalismo digital, Eldo tem se aprimorado em produzir conteúdos para os canais digitais – a tendência dos tempos modernos. Atualmente suas maiores redes de comunicação é o blog – eldogomes.com.br – e o canal homônimo no YouTube, com quase 200 mil inscritos. Apesar de ter se formado há muitos anos, uma época em que o jornalismo digital ainda não demonstrava tanta força, o jornalista se encantou com a linguagem moderna e percebeu que os rumos da comunicação passariam por uma transformação, como de fato aconteceu.
Decidido a defender seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no projeto de um blog, Eldo sofreu oposição de colegas e até mesmo de alguns professores que o orientavam a seguir pelo caminho mais trivial como um jornal ou uma revista. Mas ele não desistiu e estudava cada vez mais sobre o web jornalismo e como poderia criar um produto que informasse e entretece ao mesmo tempo.
Canais
O resultado é o seu blog, no ar há 10 anos, que começou como um trabalho de faculdade e traz um misto de cultura e política. Já no canal do YouTube, projeto mais recente, o jornalista tem aproveitado para “conversar” com seu público, diversificando o conteúdo com entrevistas, dicas de turismo, política, opinião, música e talk show. oje em dia com o fácil acesso à internet e bons aparelhos de celular, muitos jovens têm tido facilidade para propagar sua rotina ou gravar vídeos diversos através dos seus canais e se autodenominarem youtubers. Para Eldo, especialista no assunto, “está na moda ser influenciador, e eu acho que tem espaço para todos, quanto maior a concorrência, melhor a qualidade do serviço mostrado. A possiblidade de temas a serem abordados pelos youtubers é muito grande, basta que a pessoa abrace um assunto e se especialize.” E pontua o fator criatividade como um dos mais importantes para ter sucesso no segmento, e que cursar uma faculdade tem o seu valor, pois é nela que se aprende os conceitos básicos que o dia a dia não ensina.
Ao longo da sua caminhada de uma década proporcionando informação e entretenimento, a maior felicidade do jornalista são as pessoas que passaram por sua vida. “Tive a oportunidade de conhecer todos meus ídolos (Xuxa, Sandy, Rihanna), pessoas que eu achava que nunca iria conhecer e mesmo que trabalhando pude estar perto e conversar”, diz Eldo, “além das excelentes amizades com pessoas comuns, profissionais da área, seguidores. Esse é o maior presente de um jornalista, conhecer pessoas e no meio desse convívio ter muitas histórias para contar”, conclui.