Valéria Lessa – a blogueira de moda de Águas Claras

De empresária no ramo de paisagismo à consultora de estilo e blogueira, Valéria Maria Inácio Arantes Lessa se reinventou e não teve receio em mudar radicalmente sua atividade profissional. Formada em Designer de Interiores com especialização em Paisagismo, a empresária foi proprietária da Casa Verde Paisagismo e trabalhou por oito anos em Águas Claras no auge do seu crescimento. Porém, com a repercussão da crise econômica do país e a queda significante do seu setor, decidiu fechar a empresa de paisagismo e trilhar novos caminhos. Uma frase norteou a guinada da sua vida profissional – “Se você está em dúvida do que fazer da vida profissional, faça o que for o seu hobby, aquilo que você mais gostar”.
Foi o que ela fez. Amante da moda e de tudo que o mundo fashion proporciona, Valéria se destaca desde muito nova entre as amigas e familiares quando o assunto é bom gosto e estilo na hora de se vestir. Resolveu então investir profissionalmente no seu talento natural, aquilo que ama de verdade. No início da nova jornada profissional, criou um pequeno grupo no Whatsapp para dar dicas de moda. Especializou-se em consultoria de estilo, criou o blog que leva seu nome, e não para de buscar novos conhecimentos na área, desta vez está cursando Jornalismo de Moda.
“Não importa a minha área de atuação, quero dar o meu melhor”, pontua a blogueira, que também está à frente do grupo fechado no Facebook, Casa de Amigas, formado por mais de 63 mil mulheres do Distrito Federal. Ainda no blog Valéria Lessa, que é destinado a todos que gostam de moda, tendências, eventos e estilo, ela apresenta um conteúdo sempre atualizado e de fácil compreensão, com textos leves e descomplicados. Em breve, Valéria estenderá sua atuação no mundo fashion para um canal no YouTube, “as redes sociais não param nunca, sempre temos que nos reinventar, meu plano é fazer vídeos e ir atualizando de acordo com as novidades na área”, afirma.
Quem é
Nascida em Anápolis, Goiás, Valéria Lessa tem 33 anos e mora há nove em Águas Claras. Veio para a cidade por decisão própria e do marido, o empresário Leonardo Arantes Lessa. Entre as principais características positivas de Águas Claras, a blogueira destaca o conjunto de comércio, igrejas, restaurantes e Parque Ecológico acessível aos moradores como um dos fatores determinantes para a escolha do casal. “Nossa cidade é linda, tem excelentes restaurantes, e um belo parque que acaba sendo um grande quintal”, elogia Valéria.
Maternidade

Valéria, o marido Leonardo Lessa,
e os filhos Miguel e Maria Cecília

Paralelamente com a vida agitada e badalada de consultora de estilo e blogueira existe uma mãe que se emociona só de falar o nome dos filhos, Miguel Jorge Lessa (7 anos) e Maria Cecília Lessa (1 ano e 7 meses). Para Valéria, é um desafio conciliar a vida profissional com a maternidade, “meus horários não são nada convencionais, mas conto muito com a ajuda dos meus familiares e de uma babá que me socorrem sempre que preciso.”
Quando o primeiro filho nasceu, ela conta que estava iniciando a empresa de paisagismo e sua rotina nos primeiros anos do filho foi muito corrida, o que a fez repensar nas prioridades durante a segunda gestação. Hoje, diz que percebe uma mudança absurda na forma de lidar com as situações até mesmo as mais corriqueiras. “Muitas coisas que eu achava importante agora não fazem o menor sentido. Quando nasce um filho é como se mudássemos uma etapa da vida, não consigo lembrar de mim sem eles”, diz a consultora.
Por amor aos filhos, ela diz não se arriscar em projetos duvidosos mais, e, antes de fechar qualquer compromisso, analisa primeiramente se os filhos estarão bem. Esse ano adiou alguns projetos por considerar que sua ausência seria prejudicial para a pequena Maria Cecília.
Para se divertirem juntos, a família valoriza o tempo de qualidade aos finais de semana, já que durante a semana a rotina é intensa para todos. A cada dois meses fazem questão de fazer uma viagem, mesmo que rápida, para algum destino próximo do DF, mas são esses períodos os melhores momentos para eles, onde o crescimento e a união ganham espaço.
E para dar conta de tantas funções, Valéria divide a responsabilidade na criação dos filhos com marido. Segundo ela, “a presença do pai é importantíssima no lar e não abre mão do papel que ele desempenha. As crianças se sentem mais seguras tendo ele por perto, o pai é um diferencial na continuidade da família, fica mais fácil educá-los nos princípios corretos”, analisa a consultora.