Águas Claras recebe o Cidade Limpas

Apenas na operação tapaburacos, mais de 8 toneladas de massa asfáltica foram empregadas na primeira semana de trabalho

O programa Cidades Limpas começou em Águas Claras na última segunda-feira (7 de maio). Com foco nos trabalhos dentro dos setores habitacionais Arniqueiras e Areal, a primeira semana de trabalho deu ênfase na operação tapa-buracos. Foram empregadas 8,3 toneladas de massa asfáltica no serviço semanal.
Durante o período, as equipes passaram pelas Quadras QS 8 e 10 do Areal, entre outras. O local apresentava alguns defeitos nos asfalto e, por esse motivo, recebeu a ação na primeira semana.
Além do tapa-buracos, a força-tarefa promoveu a limpeza e recolhimento de entulho na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), retirada de faixas e inservíveis dos canteiros e podas em toda a Avenida Principal de Arniqueiras.
Nas áreas prioritárias, durante a segunda semana de serviço, ocorrerá o manejo ambiental para combate ao mosquito Aedes aegypti. O objetivo é retirar todo tipo de inservível capaz de acumular água e servir de criadouros para as larvas do inseto.
Na segunda e terça (14 e 15), os agentes da Vigilância Ambiental em Saúde e os militares do Corpo de Bombeiros do DF percorrerão as residências pedindo aos moradores que coloquem inservíveis nas portas de casa. Nos três dias seguintes, os caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do País (Novacap) recolherão o material.
Para a operação em Águas Claras, estarão envolvidas 248 pessoas, com o apoio de 64 equipamentos. O secretário das Cidades, Hamilton Santos Esteve Júnior, tem acompanhado os trabalhos de perto. “É importante ressaltar que cidade limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja”, explica o secretário.

Parque Ecológico
Durante o período do Cidades Limpas na cidade está programada a revitalização do Parque Ecológico de Águas Claras. O local vai receber podas, corte do mato alto, instalação de quebra-molas e melhoria na iluminação. De acordo com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), circulam no local cerca de 4,5 mil pessoas diariamente, chegando a dobrar o número durante os finais de semana.