quinta-feira, 28 março 2024
Início Site

Marca brasiliense parceira de associações de bordadeiras e rendeiras no nordeste impacta cerca de 350 famílias incentivando a geração de emprego e renda

 

A história da marca feminina Laura Segall teve início em 2016, quando a paulista radicada em Brasília confeccionou seu próprio vestido de noiva, com o apoio de rendeiras de Pernambuco e costureiras de Brasília.

Dessa experiência, nasceu a paixão pelas diversas tramas das rendas e bordados feitos à mão, pela arte que transmite o DNA brasileiro, expressão do patrimônio imaterial nacional. Laura Segall está comprometida com a valorização da cultura brasileira e com produção de moda sustentável. Mais de 80% das criações da grife utilizam tecidos de fibra natural. Além disso, a marca é parceira do movimento “SOU DE ALGODÃO”, que valoriza a cadeia produtiva do algodão em nosso território.

A grife traz as rendas e bordados manuais como matéria prima de peças de alfaiataria e de outros cortes elegantes, não apenas no segmento pronto para vestir, mas, também, na produção sob medida. As criações vestem a mulher autêntica e elegante, que valoriza qualidade, cortes, tecidos e aprecia a moda.

Laura, formada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília, trabalhou no serviço público com cooperação internacional até se apaixonar pelo universo da moda há 13 anos. A empresária explica: “Quando comecei a sonhar e materializar meu vestido de noiva, percebi que aquele novo mundo entre rendas, agulhas e linhas já fazia parte de mim. Sinto que é minha missão poder vestir e criar para a essência de cada mulher e ainda promover a responsabilidade social com a preservação da prática das rendeiras, essa verdadeira arte que depende de mãos talentosas e habilidosas, mantendo viva a identidade e a memória cultural de cada região”.

Entre as associações e grupos parceiros da Laura Segall, destaca-se Timbaúba dos Bordados no interior do Rio Grande do Norte, reduto do bordado Richelieu. As artesãs de Timbaúba já bordaram para muitas celebridades, como para o vestido de noiva Isis Valverde e vestidos cenográficos de Ivete Sangalo e Cláudia Leitte. As bordadeiras dessa comunidade também adornaram o vestido de noiva e o terno de posse da Primeira Dama Janja Lula em 2023 e 2024 e serão responsáveis pela arte de destaque nos uniformes da Delegação Brasileira na abertura dos Jogos Olímpicos na França, em julho próximo.

Assim, Laura se conectou com o trabalho dos grupos e associações de rendeiras e bordadeiras, criando uma rede de artesãs colaboradoras da grife em cinco estados nordestinos: Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A parceria com essas associações assegura a remuneração justa das partes envolvidas na produção da matéria prima manual, o que gera um impacto positivo em cerca de 350 famílias ajudando a gerar emprego e renda.

Localizada na 215 Sul, a loja também oferece uma linha “decor”, com jogos americanos e acessórios para mesa posta, e uma linha “lifestyle” com velas, hidratantes e o primeiro perfume da grife, o “Renascença”.   Para acompanhar no Instagram @laurasegall

5ª edição gratuita da FLIB traz cultura e diversão para São Sebastião

A Associação Cultural Supernova, junto à Biblioteca do Bosque anunciam a 5ª edição da Feira Literária da Biblioteca do Bosque (FLIB), que começa no dia 06 de abril. Este ano, a FLIB conta com 6 eventos gratuitos e abertos a todos ao longo de 2024.

Desde sua criação há 18 anos, na garagem da casa de Dilma de Fátima Borges e Sebastião José Borges, a Biblioteca do Bosque tem sido um farol cultural em São Sebastião, emprestando seu acervo de 10 mil livros e oferecendo um espaço fundamental para a comunidade local.

A FLIB promove a difusão e a fruição literária em São Sebastião, fomentando o interesse pela leitura e também poesia. Sendo um convite à diversão e à imaginação. Com programação diversificada, incluindo peças teatrais, performances musicais, mágica, poesia, e atividades como brinquedos infláveis e maquiagem artística.

O evento inicia com os truques mágicos e ilusões do Mágico Jeff Duprado, seguido por uma sessão de poesia do Florescendo Poesia. Na sequência a peça teatral apresentada pela Cia Fábula. As histórias de Alessandra Roscoe chegam em cena para em seguida abrir alas para o forró de pife de Roberto Deusdará e um time de musicistas que fomentam a cena das culturas populares no DF.

Logo após, Felipe Vitelli e Vinicioz Borba entram em cena com muita poesia. O evento encerra ao som da tradicional moda de viola, do grupo Amigos da Viola. A FLIB destaca a importância da leitura para o desenvolvimento humano. Ler não apenas enriquece o vocabulário e a capacidade de interpretação, mas também estimula o raciocínio e expande a imaginação. Um evento inclusivo, que democratiza o acesso à cultura, arte e conhecimento, e inspira uma nova geração de leitores e pensadores.

Programação:

Data: 06 de abril de 2024

Horário: 15h às 22h

– 15:00 Música mecânica

– 15:45: Abertura oficial do evento

– 16:00: Mágico Jeff Duprado – mágica

– 16:50: Florescendo poesia – poesia

– 17:00: Cia Fábula – teatro

– 18:00: Alessandra Roscoe – contação de histórias

– 18:30: Roberto Deusdará – forró de pife

– 19:20: Florescendo poesia – poesia

– 19:30: Felipe Vitelli – poesia

– 20:00: Vinicioz Borba – poesia

– 20:30: Amigos da Viola – moda de viola

Sobre a Associação Cultural Supernova

A Associação Cultural Supernova é uma organização dedicada à promoção e à preservação da cultura e das artes em São Sebastião. Desde sua fundação, trabalha para trazer eventos e projetos que enriqueçam a vida cultural da comunidade. Para acompanhar nas redes sociais @movimentosupernova

Fundadoras da Casa de Biscoitos Mineiros falam de sua história de sucesso

Evento voltado para empreendedoras é organizado pela CDL Jovem DF

Donas de uma das empresas mais reconhecidas do Distrito Federal, as fundadoras da marca Casa de Biscoitos Mineiros Maria Madalena, Andreia Regina e Regila Márcia Teixeira, tem muito a compartilhar com jovens empreendedoras que sonham em ter um negócio de sucesso. Por isso, elas vão estar na 14ª edição do Papo de Empresário, evento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem do Distrito Federal (CDL Jovem DF), na próxima quarta-feira (27), no SIA, às 19h30.

À frente de um negócio de sucesso com mais de 28 anos de história, as mulheres da família Teixeira vão compartilhar com os participantes experiências e inspirações que só quem tem uma marca com 6 lojas, duas delas em Águas Claras, e 4 cafés em shoppings de Brasília tem.

Para o coordenador da CDL-Jovem DF, Hugo Leite, o evento é uma oportunidade única para empreendedores conhecerem histórias de sucesso e se inspirarem. “Nossas convidadas desta edição do Papo de Empresário são exemplos de sucesso de empreendedorismo feminino, há muita história e muitos ensinamentos a serem passados. Será uma noite muito especial”, finalizou.

Mulheres: Entre promessas e realidade um grito por justiça

O mês de março avança para o final, trazendo consigo as vozes ecoantes dos políticos que, sazonalmente, erguem a bandeira da valorização e proteção das mulheres contra a desigualdade no trabalho e as diversas violências que permeiam seu cotidiano. Contudo, em meio a essas palavras retumbantes, reverbera uma pergunta incômoda: onde estão os projetos de lei e os programas efetivos de proteção às mulheres? Onde estão as leis mais severas contra seus agressores?

O dia 8 de março, internacionalmente dedicado à celebração da mulher, serve não apenas como uma data de homenagem, mas também como um momento crucial para trazer à tona essas discussões urgentes para a sociedade. A violência contra as mulheres transcende a esfera física; é um mal que se insinua nas entrelinhas do cotidiano, nas sutilezas do machismo e do sexismo que permeiam as interações humanas. Não podemos mais fechar os olhos para o presente, pois é nas brechas do hoje que se molda o destino das gerações futuras, testemunhas de um legado de desigualdade.

Segundo o relatório divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o ano de 2023 testemunhou um aumento alarmante de 1,6% nos casos de feminicídio em relação ao ano anterior, totalizando 1.463 vidas ceifadas pela violência de gênero. Em meio a esse cenário sombrio, surge a indagação: onde está o tão proclamado “Governo do AMOR” que prometera lutar em prol dos menos favorecidos? Será que as mulheres não se enquadram nessa categoria de menos favorecidos, ou será que a retórica política falha ao encontrar eco na realidade gritante das estatísticas?

Enquanto as promessas de proteção se dissipam no ar, as mulheres continuam a enfrentar um cenário de vulnerabilidade crescente, clamando por ações concretas e não apenas por discursos eloquentes. O desafio persiste em transformar as palavras em políticas tangíveis, em garantias efetivas de segurança e igualdade para todas as mulheres, em todas as esferas da sociedade. Enquanto isso, o silêncio ensurdecedor das autoridades repercute como um eco doloroso nas vidas perdidas e nos sonhos interrompidos dessas mulheres e de seus frutos existentes e potenciais.

Então, enquanto o sol continua a banhar as ruas com sua luz matinal, é hora de agir. É hora de dar voz aos pedidos de socorro para que o som mais silencioso tome as devidas proporções e assim passemos a exigir dos nossos representantes políticos medidas efetivas de proteção às mulheres. Porque só assim poderemos verdadeiramente celebrar a igualdade e a dignidade de cada ser humano, independentemente do gênero. E só assim poderemos construir um futuro onde todas as mulheres possam florescer livremente, sem o peso das correntes da desigualdade a arrastá-las para baixo.

Por: Didi Rodrigues

Declaração do Imposto de renda 2024 acontece até 31 de maio

Este ano promete marcar um avanço significativo na forma como os contribuintes brasileiros vão prestar contas ao Fisco. Na última sexta-feira, 15 de março começou o prazo para o envio das declarações de imposto de renda que segue até o dia 31 de maio.

Dentre as mudanças deste ano, estão o aumento do limite de obrigatoriedade, que subiu de R$28.559,70 para R$30.639,90 e a aplicação da disponibilidade da declaração pré-preenchida para 75% dos declarantes, este recurso, reduz significativamente as chances de erros e o risco de cair na malha fina.

Além disso, quem tinha posse de bens de até R$300 mil estava obrigado a declarar o imposto. Este ano esse limite aumentou para R$ 800 mil. Outra mudança importante, que aconteceu foi a forma de consulta ao IR.

Até 2023 era possível fazer o acompanhamento da declaração por meio do código de acesso, porém este ano, só será possível consultar e acompanhar através do www.gov.br

De acordo com o contador e advogado tributário, diretor da R&F Suporte Empresarial, Renato Dias “É de extrema importância antecipar a entrega dos documentos para a declaração de imposto de renda, visando mitigar a falta de documentos comprobatórios e reduzir a probabilidade de cair na malha fina.”

O calendário de restituições começa em 31 de maio e se estende até 30 de setembro, distribuído em cinco lotes, beneficiando inicialmente os idosos, deficientes, portadores de doenças graves, professores, e aqueles que optarem pela declaração pré-preenchida ou pela restituição via PIX.

Podcast Deu Bom lança temporada 2024

O Podcast Deu Bom Brasília volta para o seu segundo ano. Desde 2022, grandes nomes passaram pelo estúdio, como Digão, Bruno Sutter, Ben Ludmer, Júnior Groovador, Nikole Lima, Adriana Samartini, banda Chimarruts, Rafael Cortez e muitos outros. O foco do podcast é fomentar a cultura, lazer, arte e empreendedorismo do Distrito Federal, levando convidados que fazem parte da cena para bater um papo leve, descontraído e muito divertido.

Neste ano, o Deu Bom Brasília passou por algumas transformações no portal e também vai passar no podcast. Agora, quem  apresenta ao lado de Rodrigo Carvalho (Rodac) seu irmão gêmeo Renato Carvalho. A dupla já fez algumas apresentações anteriores e promete voltar para divertir os espectadores. Quem está no time também é Regnaldo Neto, que já participava nos bastidores com Rodrigo no ano passado, volta novamente comandando o barco e trazendo toda sua sabedoria para o bate-papo com os convidados.

E a estreia em grande estilo, foi com os convidados e ex integrantes do Pânico na Tv. Evandro Santo, o Cristian Pior e Gui Santana, um dos melhores imitadores do Brasil. Os dois passaram por Brasília, com o espetáculo Todo mundo em Pânico, no Teatro dos Bancários.

Onde assistir: https://youtube.com/@DeuBomBrasilia?feature=shared

Mais informações: @deubombrasilia

 

Valentina Caxito

A influenciadora Valentina Caxito reúne mais de 95 mil seguidores no Instagram. A estudante, se divide entre a escola, o jiu-jitsu e os trabalhos como atriz e também influenciadora digital.

Em seu perfil na rede social compartilha conteúdo sobre gastronomia, beleza, moda infantojuvenil. Para acompanhar no Instagram @valentinacaxito

 

Especialista fala sobre o uso de fontes de calor nos cabelos

Chapinha, babyliss, secador são utensílios que fazem parte do dia a dia da mulher para cuidar, alisar e modelar os cabelos. No entanto, o uso excessivo desses dispositivos pode causar danos significativos aos cabelos. O calor excessivo retira a umidade natural dos fios, deixando-os secos, quebradiços e sensíveis a danos.

Além disso, a exposição frequente ao calor pode danificar a cutícula do cabelo, levando a perda do “cimento” intercuticular que mantém as cutículas fixas, com isso podem ter problemas como pontas duplas e frizz, mas também com o tempo pode levar a danos córtex do fio, camada mais profunda e dá resistência aos cabelos.

A professora da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Valine Alencar explica que “Para prevenir danos causados pelo calor, é importante utilizar protetores térmicos antes de usar ferramentas de calor e evitar o uso excessivo. Também é aconselhável dar pausas regulares no uso dessas ferramentas e investir em tratamentos de condicionamento profundo que reponham a camada lipídica das cutículas, para ajudar a manter a saúde e a vitalidade dos cabelos.

Atômica podcast é mais que mídia; é uma revolução cultural

 

Desde o seu lançamento em julho de 2022, já recebeu personalidades como o zagueiro pentacampeão mundial Lúcio, Manoel Gomes (Caneta Azul), a jornalista e apresentadora Nikole Lima, o grupo de Rap Tribo da Periferia, dentre vários outros influenciadores, artistas, médico e empreendedores.

Com sua diversidade de temas e vozes, ele transcende barreiras geográficas e sociais, conectando pessoas através do poder da narrativa. No ano de 2023 o Atômica Podcast fez uma cobertura do evento Na Praia, entrevistando vários artistas que compareceram ao evento.

Do entretenimento à educação, do debate político à reflexão filosófica, o Atômica Podcast abre portas para novas ideias e perspectivas. É um espaço onde a criatividade e a liberdade de expressão florescem, moldando a maneira como a sociedade consome conteúdo e entende o mundo.

O Atômica Podcast não apenas entretém, mas é referência em Brasília por educar, inspirar e transformar, deixando um legado duradouro na paisagem cultural de todo país.

Youtube: Atômica Podcast – YouTube

Instagram: Atômica Podcast (@atomicapodcast) • Fotos e vídeos do Instagram

Karla Franzone

 

Mãe, empresária, esposa e influenciadora digital esses são alguns dos papéis exercidos pela Karla Franzone.

Amante de filmes, passeios, restaurantes e dicas gastronômicas compartilha seu dia a dia no Instagram seja no salão, ou ainda a rotina com o filho Noah com leveza e bom humor, para acompanhar @karlafranzone

Artigos Recentes