“Tem sido um desafio novo, mas continuamos funcionando” – Chicão – Administrador Regional de Águas Claras

Diante do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a Administração Regional tenta manter os serviços públicos funcionando bem. Calçadas, asfalto, poda de árvores e pequenas benfeitorias têm sido realizadas por equipes reduzidas e com cuidado redobrado. Sem perspectiva de mudar, aluguel da sede da Administração Regional deve ser renovado

Como a administração tem funcionado durante a pandemia? Tem sido um desafio novo?
Para evitar a proliferação do coronavírus nos órgãos públicos do Poder Executivo local, o GDF instituiu o teletrabalho para servidores efetivos e comissionados. Através do decreto nº 40.546, passamos a funcionar com canais de atendimento ao público, os quais foram disponibilizados em nossas redes sociais e em nossa página oficial www.aguasclaras.df.gov.br. Serviços de manutenção de áreas verdes, restauração de vias, combate à Dengue, entre outros, continuam a ser executados de forma diária, com apoio de diversos órgãos do governo. Ressaltamos que estamos tendo todo cuidado com nossos servidores que estão na linha de frente, adotando todos os protocolos de segurança para a prevenção da COVID-19. Tem sido um desafio novo mas continuamos funcionando.

Águas Claras é uma das cidades que menos respeita o isolamento, consequentemente, uma que tem o maior número de infectados. Como a administração pode contribuir para manter os cidadãos em casa? Qual seu conselho?
O Distrito Federal está em primeiro lugar no ranking nacional de adesão às medidas de isolamento social, essenciais para evitar a propagação do novo coronavírus. No entanto, estamos procurando alertar a população através de nossas redes sociais, e pedindo ajuda de outras mídias da cidade, sobre a necessidade do isolamento social, e o quanto se faz necessário o procedimento correto de higienização e o uso de mascaras ao saírem de casa, para que haja uma regressão nos números de casos do coronavírus em nossa cidade.

Ao mesmo tempo, o comércio tem sofrido muito, principalmente o gastronômico. Acredita que a cidade vá se recuperar rapidamente?
Com a restrição de funcionamento de diversos locais, comprar pela internet ou delivery virou a opção adotada por muitos para driblar a crise. Os negócios estão se adaptando para garantir o abastecimento para o consumidor, mas a recuperação se dará de forma gradativa, mas estaremos disponíveis no que for necessário para apoiar e incentivar os comerciantes e empreendedores nesse momento delicado.

As obras na cidade, especialmente as calçadas, tem continuado?
Estamos dando continuidade, novos trechos de novas calçadas estão em execução pela cidade, e, em breve serão entregues à população.

 

Existem novas obras previstas para a cidade? É possível falar em orçamento neste difícil período?
Sim, existem projetos de novas obras para a cidade de Águas Claras em andamento, como por exemplo, a construção da UBS (Unidade Básica de Saúde), a terceira saída (via que vai ligar a Quadra 301 à EPTG), a troca da iluminação antiga por lâmpadas de led e a revitalização de todas as praças, mas teremos que aguardar, pois as emendas parlamentares neste momento estão sendo destinadas, exclusivamente para a área da saúde para o combate e prevenção do Coronavírus.

 

O aluguel da sede da administração regional está para vencer. Qual a expectativa? Mudar de prédio ou renovar o aluguel?
O aluguel da sede da Administração Regional de Águas Claras encontra-se em processo de renovação, após análise, e, devido à atual conjuntura, concluímos ser a melhor alternativa para o Governo economizar.

Existe possibilidade de construir a sede própria da administração num futuro próximo?
A Administração Regional de Águas Claras deseja em breve, iniciar o processo da construção de sua sede. Esse é um dos nossos principais objetivos e prioridades.

Em que pé andam o Parque Central e o Parque Sul?
No momento paralisado, aguardando algumas adequações no projeto, para cumprirem às exigências estabelecidas pelas normas e legislações vigentes.

E a Unidade Básica de Saúde de Águas Claras? Tem previsão?
É um pedido antigo da população de Águas Claras, e uma das grandes prioridades do governo, o projeto está na Secretaria de Saúde, para aprovação do projeto preliminar, paralelamente estamos buscando recursos junto aos parlamentares para a NOVACAP poder licitar.