Exames gerais e cirurgias caem durante a pandemia, especialista alerta para a importância da prevenção

Sabemos que, com a pandemia, muitas pessoas passaram a evitar o ambiente hospitalar. O que antes era símbolo de cuidado e segurança, agora é quase que um sinônimo de medo. Porém, a equipe médica do CETTRO vem construindo formas de alertar os pacientes – e possíveis pacientes, sobre a importância de não desistirem dos tratamentos e continuarem procurando prevenção.

Segundo a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), o número de exames gerais caiu cerca de 80% entre fevereiro e março, enquanto o total de cirurgias caiu pela metade. No mesmo período, as clínicas de diagnóstico por imagem registraram uma redução de 70% na realização de exames.

“Dentre os principais motivos, estão as recomendações de alguns profissionais da saúde em adiar consultas, cirurgias e exames de rotina, passando por redução da capacidade de atendimento de hospitais, mas principalmente, o medo dos pacientes de saírem de suas casas” explica o Dr. João, diretor médico responsável pelo CETTRO. “Ora pelo medo dos próprios pacientes que temem sair de casa e serem infectados, ora pelas dificuldades de agendar consultas ou seguirem com os seus tratamentos. Pacientes cardíacos, diabéticos, com imunidade baixa, oncológicos, entre outros, deixaram de procurar ou receber a adequada assistência médica”, conclui.

A preocupação do especialista, agora, é que no pós-pandemia tenhamos uma outra epidemia: a de casos de tumores avançados, onde certamente o prognóstico é pior. “Neste cenário, é possível que os pacientes enfrentem mais dificuldades que o normal pelo represamento desses diagnósticos, exames e cirurgias que estão deixando de ocorrer e certamente ainda continuarão. Muitos tumores podem evoluir de forma agressiva em um período curto de tempo, logo, não desistir do tratamento é a atitude mais sábia a se tomar” ressalta o Dr. João.

É importante esclarecer a população de que as doenças crônicas não podem ser deixadas de lado, os pacientes precisam continuar indo às suas consultas, com cuidados redobrados pela pandemia, mas sem deixar de seguir o tratamento recomendado.

Independentemente do tratamento aplicado ao paciente, é importante que, tanto ele quanto a família, recebam um cuidado integral. Em consonância a essa necessidade, o CETTRO, com profissionais capacitados e atualizados quanto as novidades de tratamento, diagnóstico e condução da doença, oferecem acompanhamento multiprofissional com médicos, nutricionistas e psicólogos, sempre tomando todos os cuidados necessários para que o Covid-19 não seja mais um problema a afetar suas vidas.