Brasil é o 3º país com maior número de casos de câncer bucal no mundo

A Doença é mais comum em homens acima de 60 anos

O Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências de câncer de boca no mundo, com 15 mil casos por ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que 90% dos casos da doença estão ligados ao fumo e ao álcool. Há ainda os casos ligados ao papiloma vírus (HPV), alimentação pobre em vitaminas e minerais e prótese dental mal ajustada (que pode causar feridas).

As lesões do câncer aparecem na parte superior da língua, no assoalho bucal, lábios, bochechas, gengivas, glândulas salivares, nas amígdalas e no céu da boca.

“Há o crescimento desordenado das células, que crescem tão rápido que os vasos sanguíneos não conseguem acompanhar. Por isso, as células internas da lesão começam a apodrecer, o que provoca o cheiro ruim na boca. É preciso cuidado com lesões que permanecem por mais de 15 dias, manchas brancas ou vermelhas, caroços no pescoço, dor e dificuldade para mastigar ou engolir. Com qualquer um desses sintomas, é preciso ir ao dentista para a avaliação e, talvez, a indicação para o oncologista”, explica a cirurgiã-dentista Mariana Oliveira.

Mariana Oliveira atende em Águas Claras. É especialista em Implantodontia, Harmonização Orofacial e graduanda na residência em cirurgia bucomaxilofacial, também ministra cursos de Harmonização por todo o Brasil.

Mariana Oliveira – Odontologia e Harmonização Facial

DF Plaza – Águas Claras

Sala 2407 – Bloco B

Contato: (61) 99590-4050

Instagram: @dra_marianaoliveira