Candidato ao Senado, Izalci tem lista de serviços prestados ao DF

Ao longo de sua vida pública, de deputado distrital a secretário de Estado, o agora candidato a senador coleciona um grande número de conquistas para a cidade

Mineiro de Araújos, Izalci Lucas Ferreira chegou à Brasília com a família em 1970 aos 14 anos. Aqui, estudou, se formou em Contabilidade e pós graduou-se em Gestão Financeira. É casado com Ivone e pai de três filhos: Renato, Marcelo e Sérgio, e tem uma netinha que se chama Sofia.
Professor, contador, auditor, ex-juiz do trabalho e líder sindical, antes de entrar na vida pública lançou o cheque-educação que beneficiou mais de 100 mil alunos.
Entrou para a política em 2002, como deputado distrital, período em que apresentou cerca de 170 projetos, dos quais vários viraram leis, como a obrigação do aviso nas portas externas dos elevadores, exposição do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais, e daquela que assegura a inclusão digital aos alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal, dentre outras.
Por duas vezes foi secretário de Ciência e Tecnologia do DF. Entre 2006 e 2009, Izalci revolucionou a área com a criação dos DFs digitais, do Parque Tecnológico Capital Digital, dos projetos Bolsa de Iniciação Científica Junior e do Bolsa Universitária.
Em 2010 foi eleito deputado federal e reeleito em 2014. É o parlamentar mais bem avaliado do DF e entre os mais atuantes e produtivos do Brasil. Destacou-se pela aprovação dos 10% do PIB e dos royalties do petróleo para a Educação. Presidiu importantes Comissões Mistas (Câmara e Senado) como a que aumentou o número de vagas e de instituições no Pronatec, e a que reformou o Ensino Médio. Agora, a partir do segundo ano, o aluno vai poder escolher as disciplinas de acordo com sua vocação e com a carreira que vai querer seguir. Sairá do Ensino Médio com uma profissão ou, se optar por um curso superior, estará preparado para cursar a Universidade.
Presidiu também a Comissão da Regularização Fundiária e é o autor das principais mudanças na Lei como a valorização das benfeitorias que possibilitam descontos de mais de 40% no preço dos lotes, manutenção de muros e guaritas, bem como direitos iguais para quem tem lotes não edificados. Garantiu ainda aos produtores rurais do DF o direito de receber as escrituras de suas terras, acabando com mais de 30 anos de espera. Uma das últimas batalhas de Izalci foi a aprovação da lei que permite o DF conceder incentivos fiscais às empresas que queiram se instalar no DF. Agora, o DF pode voltar a oferecer incentivos e atrair novos investimentos. Isso significa mais empresas, mais renda e e mais empregos nas cidades. Izalci conseguiu também aprovar recursos para construção de escolas, creches, conselhos tutelares, batalhões da PM, Hospital do Câncer dentre outros. A maioria dos recursos não foi ainda utilizada pelo GDF por falta de projetos.
Candidato ao Senado, Izalci tem como principais bandeiras de luta a Educação de qualidade para todos e a Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação.