Telma Rufino é reeleita para a CLDF

Deputada continua a ser a única representante da cidade no parlamento local

“Arniqueira vive sob uma Ação Civil Pública e, por esse motivo, o Estado não pode realizar nenhuma obra de infraestrutura dentro de nosso bairro. Todas as vezes que apresentei emendas, como a destinada para substituição da rede pública de iluminação, foi preciso acionar a Justiça. Com a regularização, além da segurança legal de morarmos em um imóvel escriturado, poderemos viver de forma digna e ter acesso às obras de drenagem, pavimentação, calçadas, ciclovias, escolas, iluminação e água fornecidas pelas companhias estatais e toda infraestrutura necessária”, comemora a deputada Telma Rufino

Por mais quatro anos, Águas Claras terá uma representante na CLDF. Na cidade desde 1994, Telma Rufino conquistou o seu segundo mandato nas eleições do dia 7 de outubro. A parlamentar, que tem seu nome cravado na história de Águas Claras, tem como bandeiras a regularização fundiária, os direitos da mulher e a educação.
Em seu primeiro mandato Telma Rufino encaminhou mais de 22 milhões em recursos para obras em Águas Claras, destacando-se como a parlamentar que mais empenhou emendas para obras na região. Valores que ultrapassam os 100 milhões de reais, se somados os valores das obras oriundas de suas indicações ao Executivo e a articulação junto à bancada Federal.
“É preciso lembrar que Águas Claras não se resume a parte vertical. A Região Administrativa também é formada por Arniqueira, Areal e pela ADE. E, parte desses recursos, também foi destinada para obras nesses setores”, salientou.
Na Câmara Legislativa Telma Rufino preside há quatro anos a Comissão de Assunto Fundiários (CAF), responsável pela tramitação de pautas importantes como a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), que estabelece a destinação e os índices para as ocupações em todo o Distrito Federal.
Entre as matérias de destaque aprovadas pela Comissão, sob a batuta da parlamentar, estão a Lei que regulariza os puxadinhos das Asas Sul e Norte, a Lei que regulariza as Áreas Rurais, o Código de Obras e a Lei da Compensação Urbanística. Para Telma Rufino, a regularização é uma das formas mais eficientes de combater a grilagem de terras e de preservar o meio ambiente.
“Sou a primeira parlamentar a ocupar por quatro anos a presidência da CAF. Sempre defendendo os interesses coletivos e promovendo debates técnicos dos quais fazem parte a CLDF, o Executivo e a Sociedade Civil Organizada, por meio da comunidade e do setor produtivo”, explicou. “Um dos projetos que mais afetam Águas Claras é o que estabelece os critérios para a compensação urbanística, no qual apresentei emenda determinando a utilização dos recursos arrecadados para melhorias na infraestrutura da cidade”, completou.
Quase 8 mil imóveis regularizados
Principal bandeira e compromisso político da deputada Telma Rufino, a regularização do Setor Habitacional Arniqueira saiu do papel. Após mais de 20 anos de espera as duas primeiras etapas do bairro já estão em fase de regularização. “Quando cheguei
à Câmara minha primeira ação foi chamar a Terracap e os órgãos do Executivo para desenrolar o processo de regularização de Arniqueira. Não me permiti um segundo de descanso enquanto não conseguimos aprovar o licenciamento ambiental e o projeto urbanístico. Hoje a regularização deixa de ser um sonho para se tornar uma realidade”, comemorou Telma Rufino.
Para o próximo quadriênio, a parlamentar tem como meta destinar os recursos para a realização das tão esperadas obras de infraestrutura e para a implantação de equipamentos públicos no bairro.
“Já solicitei à Terracap, por meio da Comissão de Assuntos Fundiários, o pedido de suspensão da Ação Civil Pública para poder realizar obras como drenagem, instalação de água e luz, pavimentação e toda rede de mobilidade. Já temos nosso projeto de instalação, a regularização já é uma realidade e não podemos mais viver sem infraestrutura”, defendeu.

Obras para melhorar a vida da população
Os recursos destinados para Águas Claras estão aplicados em diversos setores da cidade, como praças, melhorias na iluminação, duplicação da via de ligação da DF 079 à Quadra 1 do Park Way, reforma de escolas de Arniqueira e do Areal e nos estudos para regularização de Arniqueira.
Também é da parlamentar a criação da Frente Parlamentar para ampliação do Parque Ecológico e para a implantação dos Parques Central e Sul. Por meio das indicações e emendas da distrital a estação Estrada Parque do Metrô será concluída, a cidade terá uma nova ligação da área vertical à EPTG e um de seus compromissos para próximo mandato é conseguir os recursos para a implementação dos parques urbanos.
Questionada sobre os principais desafios para a região, Telma Rufino destacou a mobilidade urbana como o fator primordial. Entre as proposições da parlamentar, já em discussão, estão a construção das calçadas, que conta com emendas desde o primeiro ano de mandato, a construção de um terminal entre Águas Claras, Arniqueira e o Areal, com ônibus partindo para todo o DF e, o maior de todos os projetos, que consiste na construção da TransBrasília (antiga interbairros).
A construção de uma escola e de uma unidade de saúde na parte vertical, assim como a remoção do Albergue do Areal também são prioridades na articulação junto ao Executivo. No local do Albergue Telma Rufino propôs a construção de escolas de Ensino Fundamental e Médio, de uma UPA e de um Centro de Convivência do Idoso.
O projeto de Arniqueira também conta com unidades de ensino, saúde e demais equipamentos públicos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSandra Bispo
Próximo artigoFolha de Águas Claras 10