Os planos de Telma para Águas Claras

A deputada representante da cidade na Câmara Legislativa pretende continuar enviando recursos e projetos nos próximos quatro anos

Com quase 12 mil votos, a deputada distrital Telma Rufino foi reeleita para mais um mandato na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ao longo dos últimos quatro anos, a parlamentar foi a responsável pelo envio e execução dos principais recursos destinados à cidade, aplicados em importantes obras como a construção de praças, recapeamento de vias, duplicação da via de ligação entre o lar dos velhinhos e a DF 079, iluminação pública, parques infantis, quadras poliesportivas e espaços destinados para animais de estimação. Também coube a Telma Rufino a articulação junto ao Executivo para a construção de viadutos, ampliação do Parque Ecológico e regularização do Setor Habitacional Arniqueira.

Deputada, primeiramente gostaríamos de parabeniza-la pela reeleição. O pleito deste ano trouxe uma grande renovação e a senhora foi uma das oito parlamentares reeleitas para mais uma legislatura. Como a senhora avalia o seu primeiro mandato?

Muito obrigada e, primeiramente, gostaria de agradecer a Deus por essa vitória e ao povo, que confiou em mim como sua representante na Câmara Legislativa. Foram quatro anos de aprendizado. Entrei com o objetivo de ajudar a população e, tendo como principal bandeira, a regularização do Setor Habitacional Arniqueira. Passei por momentos difíceis, tive que superar grandes obstáculos, mas conquistei importantes conquistas. Procurei ter uma boa relação com os meus pares e com o Executivo. E creio que por esse motivo tenha conquistado importantes avanços para nossa cidade e para todo o Distrito Federal, por meio de meu trabalho à frente da Comissão de Assuntos Fundiários (CAF).

 

E quais as principais bandeiras para o próximo quadriênio?

Trabalhei com muito empenho para ajudar a solucionar os problemas fundiários do Distrito Federal. Regularizamos os puxadinhos das Asas Sul e Norte, aprovamos a Lei que regulariza as áreas rurais, aprovamos a Lei da Compensação Urbanística, o Código de Obras, o Polo Gerador de Viagens, a Lei da Permeabilidade e tantas outras aguardadas há muitas décadas. E essa continua a ser minha principal bandeira. Regularizar o Distrito Federal é a forma mais eficaz de combater a grilagem de terras e de preservar os recursos hídricos e o meio ambiente. Também vou continuar trabalhando em defesa dos direitos da mulher, por meio do combate ao feminicídio e da aprovação de Leis que possibilitem melhores condições de vida e de trabalho.

 

A senhora foi a responsável pelo envio do maior número de emendas para Águas Claras. Foi classificada como a parlamentar que mais conseguiu executar emendas neste ano em todo o DF. Qual o segredo?

Sim, nenhum outro parlamentar mandou para uma única cidade nem perto do que destinei para Águas Claras. Estou aqui desde a fundação, trabalhei por anos na Administração Regional e ví a cidade crescer. Moro no Setor Habitacional Arniqueira, já morei na parte vertical e um dos meus filhos mora aqui. Por isso, o cuidado com a cidade. Quanto às emendas, não fico sentada atrás de uma mesa esperando as coisas acontecerem. Destino as emendas, vou aos órgãos responsáveis pelas obras dentro do Executivo e fiscalizo onde cada centavo é aplicado. Um dia falei para um empreiteiro que se fosse preciso mediria cada metro de meio-fio para garantir que foram instalados corretamente. Esse é o segredo, cobrar e fiscalizar.

 

 

E quais os desafios para Águas Claras?

Concluir o processo de regularização de Arniqueira, implantar os Parques Central e Sul, lembrando que em fevereiro de 2015 criei uma frente parlamentar para ampliação do Parque Ecológico e para implantação dos dois parques urbanos; conseguir executar as emendas que todos os anos envio para as calçadas, mas que não saíram do papel. Também vale lembrar que não foi por falta da liberação das minhas emendas, pois os recursos estão lá desde 2015. Também precisamos de escolas em Arniqueira, Areal e na parte vertical, assim como de unidades de saúde para atender nossa comunidade. Vivemos quatro anos de aperto, mas temos que avançar. São muitas prioridades, Rafael. E vou continuar brigando pela cidade, principalmente por mais segurança e mobilidade.

 

E por falar em mobilidade. Como fazer para melhorar o trânsito?

A população de toda Região Administrativa sofre com os problemas de mobilidade. E isso vai desde a falta de linhas de ônibus, passando pelo trânsito intenso e pela condição das calçadas. Águas Claras é uma cidade maravilhosa, mas para entrar ou sair do bairro nós penamos. A obra na DF 079 e a abertura da nova via que ligará a cidade à EPTG são duas importantes conquistas, mas precisamos pensar em situações mais eficientes e aposto na melhoria do transporte coletivo, como a nova estação do metrô e mais linhas de ônibus, e a construção da Transbrasília como as saídas mais eficazes.

 

E haverá recursos para essas obras?

Estamos fechando a Lei Orçamentária Anual e só assim saberemos como ficarão os recursos para as obras. Estejam certos que irei trabalhar e cobrar para que as obras dentro de Águas Claras sejam executadas.

 

Que mensagem a senhora deixa para os moradores de toda Águas Claras?

Agradeço a todos que votaram em mim, pois foi aqui tive a maioria dos meus votos. Saibam que podem contar comigo sempre e que irei continuar trabalhando para que todos tenhamos uma excelente qualidade de vida.