População aprova divisão de Águas Claras

Durante audiência pública, moradores locais aprovam o projeto de implantar a próxima cidade formalizada do DF. Criação depende agora de votação na Câmara Legislativa

Mais de 200 moradores de Arniqueira e Areal se reuniram, na noite de segunda-feira (5 de agosto), com o Governo do Distrito Federal, em uma audiência pública para discutir propostas de formalizar a transformação do local em Região Administrativa (RA).

“Vocês aprovam ou não a criação da Região Administrativa de Arniqueira e Areal?”, perguntou o secretário de Cidades, Gustavo Aires, ao fim da reunião. Em resposta, recebeu um sonoro e unânime “sim”, e seguido de aplausos. Após a aceitação da comunidade, o projeto de lei será elaborado e encaminhado à Câmara Legislativa, onde aguardará a aprovação dos deputados.

“Essa é uma grande conquista para nossa população e, como moradora, posso afirmar que trará grandes benefícios para todos nós. Como parlamentar poderei direcionar minhas emendas diretamente para a realização de obras na região e buscar o apoio da bancada do DF no Congresso Nacional. Como sempre falei, a união faz a força e só conseguimos chegar até aqui graças a cada um de vocês. Muito obrigado a cada liderança e morador da nossa cidade”, conta a deputada Telma Rufino. A deputada distrital é uma das protagonistas da luta pela emancipação de Arniqueira e Areal.

O administrador, Ney Robsthon, enfatizou a necessidade da criação dessa nova Região Administrativa; “ Nessa gestão estamos com o olhar para toda a RA e fico feliz por esse processo está acontecendo de forma rápida e célere por parte da Secretaria de Habitação, mesa , Secretários  e Deputados presentes,  juntos com a mesma visão:  de que há necessidade  por parte da população por melhorias, e que só temos a ganhar com essa nova RA”.

“Alguns locais só tiveram posto e escola após se tornarem uma Região Administrativa”, lembrou a deputada federal Celina Leão, uma das autoridades a compor a mesa do encontro. “Pretendemos colocar um posto de saúde na futura RA, mas isso só vai acontecer com o projeto pronto”. Na foto a deputada federal conversa com o Administrador de Águas Claras

População aprova

“Esta é uma prova de que, realmente, o governador veio para fazer aquilo que a comunidade tem pedido, não só aqui, mas em todo o Distrito Federal”, comemorou Agnaldo Alves, morador de Arniqueira. Assim como ele, lideranças e demais representantes da comunidade local manifestaram aprovação à iniciativa do GDF.

O administrador Ney Robsthon frisou: “ hoje sou morador de Águas Claras (vertical), mas como administrador tento dentro das possibilidades atender as demandas de toda Região Administrativa, mas estou certo de que todos ganharão muito com esse novo acontecimento, até pela diversidade existente entre as duas regiões. Parabenizo a toda a comunidade por essa conquista, a deputada Telma Rufino, a toda a mesa e continuo a disposição durante essa transição”.

Além do secretário de Cidades e da deputada Celina Leão, participaram da audiência o secretário de Desenvolvimento e Habitação, Mateus de Oliveira; o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Distrito Federal (Codeplan), Jean Lima; o diretor de Regularização de Interesse Social da Companhia Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Leonardo Firme; o diretor técnico da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), Carlos Leal; o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente; a deputada federal Flávia Arruda e a deputada distrital Telma Rufino.