Startup de Águas Claras facilita cidadania italiana

Tecnologia é aliada para vencer os entraves burocráticos e conquistar o passaporte europeu

A Cidadania4u é uma empresa que nasceu com uma grande ambição: ser uma solução completa, prática e moderna para lidar com qualquer questão burocrática que descendentes de italianos possam necessitar junto ao governo da Itália e aos consulados.

“A Cidadania4u é uma empresa completamente diferente de qualquer outra do mercado. Estamos sempre procurando inovar, criando integrações para aumentar a nossa produtividade e rapidez nos atendimentos”, afirma Rafael, um dos idealizadores da empresa.

Moradores de Águas Claras, os fundadores decidiram abrir a empresa na região principalmente por conta da facilidade em relação a proximidade da Embaixada Italiana, principal órgão de representação da Itália aqui no Brasil. Hoje, a startup está entre as principais do ramo no mercado brasileiro.

Com mais de um ano de atuação, a Cidadania4u cresce rapidamente. Com a inauguração do escritório físico prestes a comemorar seu primeiro aniversário, além de ter aumentado e treinado seu time, este que hoje já conta com 22 colaboradores. “Queremos que o cliente possa realizar sonhos, buscar origens sem ter que sofrer com preocupações e burocracias além de vivenciar cada etapa do processo de reconhecimento em tempo real”, comenta o fundador.

Sempre próximos a comunidade italiana, para tanto, a Cidadania4u marcará presença no Italian Festival, um dos principais eventos gastronômicos e culturais voltados a comunidade italiana, nos dias 12, 13, 14 e 15 de setembro com o objetivo de realizar ações e esclarecer possíveis dúvidas sobre as etapas do processo.

“Estávamos preocupadas, eu e minha irmão já tínhamos ido três vezes ao consulado do Rio de Janeiro e estávamos muito ansiosas com essa situação, então, passeando pelo shopping, falo que caiu do céu, vi Cidadania4u e procurei mais, […] entrei em contato, marquei uma reunião com a Lídia e já na hora ela apontou todos os erros da documentação e isso me fez sentir uma confiança muito grande. […] Sempre que tínhamos algum problema, entrávamos em contato via WhatsApp e logo era respondida […] fiquei muito segura e confiante, tanto por conta do atendimento, ela me passou uma sensação tão positiva e […] em 45 dias ela estava com os documentos todos em mãos, vi que ela correu atrás, se dedicou a nossa causa, nós vimos que vocês queriam o sucesso do nosso processo de reconhecimento de cidadania. […] 3 anos que eu estava correndo atrás e em menos de 3 meses a gente conseguiu com vocês”, conta Viviane Zamprogno, uma das clientes.

Além de tudo, estar em Águas Claras também foi muito importante para a experiência da cliente: “[Estar em Águas Claras] foi muito importante, porque quanto mais longe fica, mais vamos adiando para resolver alguma coisa. E estando aqui pertinho foi ótimo, não tem como adiar, deixar para depois, então, qualquer probleminha aproveitava que estava no shopping e ia na Lídia para ver como estava o processo”.

O uso de tecnologia fez toda a diferença em qualquer lugar: “ao contatar a empresa, fiz uma pesquisa na internet e encontrei o aplicativo. Vi tudo o que a Cidadania4u fazia e no próprio aplicativo tem o chat, né? Então, mandei mensagem e logo fui atendida. […] Eu não sabia e é importante que as pessoas saibam que em qualquer lugar do Brasil vocês resolvem, vocês pegam as certidões de qualquer lugar.”

“Acho muito importante tanto vocês participarem quanto ter um evento da cultura Italiana aqui em Águas Claras. Primeiro eu não sabia que havia tantos descendentes de italiano em Brasília, em Vitória quase todo mundo é descendente de italiano […], então é legal ter esse evento tanto para as pessoas que gostam da Itália quanto para os descendentes”.