Texto: Vanessa Castro / Imagem: Google

Manter crianças em isolamento social não é uma tarefa fácil para os pais. Longe da escola e da vida cotidiana, os pequenos também tiveram que se adaptar às mudanças na rotina para conter o avanço do vírus. A pediatra Taenna Henry esclarece dúvidas sobre a relação entre o vírus e a saúde infantil e, também, das gestantes.

Por que crianças são menos suscetíveis ao coronavírus?

Na verdade, crianças são tão suscetíveis quanto os adultos para adquirirem a infecção pelo Covid-19. Porém, temos visto uma quantidade bem menor de crianças que desenvolvem a forma grave desta doença. Isso faz delas um vetor importante, ou seja, uma potencial forma de transmissão da doença e, muitas vezes, silenciosa e despercebida. Crianças carregam o vírus e podem não apresentar nenhum sintoma, ou sintomas leves, como resfriado, a que pais e cuidadores acabam não dando a devida importância pois, clinicamente, a criança está ótima. Devido a esses fatos, o fechamento das escolas e o confinamento das crianças tem sido muito importante na contenção do vírus e na diminuição da propagação da doença.

Mamães infectadas devem amamentar?

Duas revisões sobre o assunto, uma do CDC (Centers for Disease Control and Prevention) e outra do RCOG (Royal College of Obstetricians and Gynaecologists) enfatizam que, uma vez que a mãe seja esclarecida e esteja de acordo, o aleitamento materno deve ser praticado com as precauções necessárias: uso de máscara pela lactante e lavagem de mãos antes das mamadas. Os benefícios da amamentação superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do vírus através do leite materno. Algumas orientações:

– Lavar as mãos antes de tocar no bebê, em bomba extratora de leite ou, mesmo, em mamadeira;

– Usar máscara facial durante as mamadas;

– Seguir rigorosamente as recomendações para limpeza;

Como estamos no outono, as vacinas contra a gripe devem ser tomadas pelas mães e pelas crianças. Há algum efeito de aumento de imunidade que seria assim um complicador para a ação do coronavírus?

Não. As vacinas contra a gripe não fazem a proteção contra Covid-19 e, sim, contra outros vírus, como H1N1 e influenza. Esses vírus também podem causar complicações e até matar. Por isso, é tão importante tomar a vacina. Para acompanhar as dicas da especialista, acessar o Instagram @dra.taenna.henry

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui