A queda capilar possui diferentes causas que atingem homens e mulheres. Em homens, a causa mais comum da queda de cabelo é a alopecia androgenética, uma condição geneticamente predisposta que resulta na sensibilidade dos folículos capilares aos hormônios masculinos, como a testosterona. Esse processo geralmente leva à miniaturização dos folículos e à progressiva perda de cabelo, principalmente na região frontal e na coroa da cabeça.
Por outro lado, as mulheres experimentam uma variedade de causas para a queda capilar, incluindo fatores genéticos, alterações hormonais, má alimentação e sedentarismo, menopausa. A alopecia androgenética também pode afetar mulheres, com uma redução geral na densidade capilar, ao invés de padrões específicos como nos homens. Além disso, as mulheres são mais propensas a experimentar a queda de cabelo como resultado de deficiências nutricionais, distúrbios da tireoide e efeitos colaterais de medicamentos.
Valine Alencar, tricologista e professora da Academia Brasileira de Tricologia, (ABT) explica que “ A avaliação precisa da queda capilar em homens e mulheres necessita de um olhar individual para entender as disfunções do organismo com um olhar sistêmico e integrativo e assim indicar o tratamento adequado”, esclarece.