É com o tema “Paixão pelo buteco” que o Comida di Buteco celebra seus 25 anos de vivências que se entrelaçam com a cultura daquele bar raiz, ou seja, que não pertence a redes e nem franquias. Em Brasília, já são 10 anos de tradição. De 11 de abril a 4 de maio, o público da capital federal tem o desafio de percorrer a cidade para provar os quitutes inéditos criados pelos 38 estabelecimentos participantes.
Águas Claras marca presença nesta edição com três representantes que prometem conquistar os amantes da boa gastronomia popular. O Boteco do Cantinho, conhecido por sua atmosfera acolhedora, aposta no petisco “Hakuna Batata”, uma criativa cestinha de batata assada recheada com carne desfiada, acompanhada de ketchup de goiabada picante. Já o Boteco Véio Chico traz uma receita inspirada no cerrado com as “Pelotas à moda JK”, bolinhas de carne ao molho especial, cobertas com requeijão e gratinadas com queijo, servidas com polenta. E no Espetinho do Bode, a aposta são as “Tulipas do Bode”, com tulipas de frango temperadas com molho de ervas, servidas com o sabor que é marca registrada da casa.

No Boteco Véio Chico, a aposta é o Pelotas à moda JK: bolinhas de carne ao molho especial de tomate, salsa e especiarias, cobertas com requeijão, gratinadas com queijo e servidas com polenta. O estabelecimento fica na Avenida das Castanheiras, 920, Subsolo do Edifício Ônix
No Boteco do Cantinho, o petisco escolhido é o Hakuna Batata: cestinhas de batata assada recheadas com carne desfiada, acompanhadas de ketchup de goiabada picante. O bar está localizado na Avenida das Castanheiras, 1060 – Sala 9 A 14, Edifício Vila Mall
No Espetinho do Bode, o destaque é o Tulipas do Bode: tulipas de frango temperadas com molho de ervas, preparadas com o sabor característico da casa. O bar está localizado na SHA Conjunto 4, Chácara 71b – Lote 01, S/N, em Arniqueiras, região irmã de Águas Claras

O tema deste ano reforça a celebração de um quarto de século do concurso no Brasil. Além da comissão de jurados, o público também participa da votação, avaliando os bares em quatro quesitos: petisco (com peso de 70% da nota), atendimento, temperatura da bebida e higiene (com 10% cada). O voto popular representa 50% da nota final, e os outros 50% ficam com os jurados especializados. Outro diferencial é a renovação constante: a cada ano, 20% dos participantes são substituídos, garantindo diversidade e novidades no roteiro gastronômico.
O valor dos petiscos é fixo em R$ 35, o que permite ao público experimentar várias propostas sem pesar no bolso. A etapa atual é regional, com avaliação feita por jurados e moradores da cidade. Os campeões locais avançam para a disputa nacional, quando uma nova equipe de jurados escolhe o melhor buteco do Brasil. A grande final acontece em julho, em São Paulo.
Criado em 2000, o Comida di Buteco nasceu com o propósito de resgatar e valorizar a cozinha de raiz, destacando estabelecimentos que carregam a identidade de seus donos. Desde 2016, o concurso escolhe o melhor buteco do país e já se consolidou como um movimento cultural e gastronômico presente em todas as regiões do Brasil. Este ano, são mais de 1.200 butecos participantes em cerca de 50 cidades.
Além de movimentar a cena gastronômica, o concurso também gera impacto social e econômico. Só em 2024, foram mais de 13 mil empregos diretos e indiretos gerados, cerca de 10 milhões de visitas ao site oficial, 150 mil turistas circulando pelas cidades participantes e quase 160 milhões de impressões nas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui