A Receita Federal anunciou o cronograma de restituição do Imposto de Renda 2025, com cinco lotes previstos para pagamento. O primeiro lote será liberado em 31 de maio, priorizando contribuintes com direito a restituição preferencial, como idosos, pessoas com deficiência e professores. Os demais lotes serão pagos nos meses seguintes, com a última liberação prevista para setembro.
Para receber a restituição dentro dos primeiros lotes, o contribuinte deve enviar a declaração do Imposto de Renda o quanto antes, evitando inconsistências que possam levar a ajustes ou retenção na malha fina. A consulta sobre a inclusão nos lotes pode ser feita no site da Receita Federal ou por meio do aplicativo oficial do órgão.
Renato Dias CEO da R &F Contabilidade, aponta as novidades de 2025, “Está a possibilidade de optar pela restituição via Pix, desde que a chave cadastrada seja o CPF do contribuinte. Essa modalidade agiliza o recebimento, reduzindo o tempo de processamento.”, pontua.
A Receita Federal reforça a importância de manter os dados bancários atualizados e orienta os contribuintes a acompanharem a situação de suas declarações para garantir que a restituição seja creditada corretamente.Os valores da restituição serão corrigidos pela taxa Selic acumulada desde a data de entrega da declaração até o pagamento do lote correspondente. Caso o contribuinte não receba a restituição no prazo esperado, deve verificar eventuais pendências na declaração e regularizá-las junto à Receita Federal.
A Receita Federal reforça a importância de manter os dados bancários atualizados e orienta os contribuintes a acompanharem a situação de suas declarações para garantir que a restituição seja creditada corretamente. Para acompanhar no Instagram @rf.contabilidade