A população de Brasília, tem sofrido com o surto de dengue neste início de ano. De acordo com o Ministério de Saúde, a capital federal conta com o maior índice de casos do Brasil.
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, conhecida por seus sintomas característicos, como febre alta, dores musculares, dor de cabeça e erupções cutâneas. No entanto, muitas pessoas não sabem que a dengue também causa queda capilar.

Durante uma infecção por dengue, o corpo passa por uma série de reações imunológicas para combater o vírus. Essas respostas do sistema imunológico podem causar uma série de efeitos colaterais, incluindo danos aos folículos capilares
A queda capilar associada à dengue geralmente ocorre algumas semanas após o início da infecção aguda. Os cabelos podem começar a cair em tufos, deixando áreas calvas no couro cabeludo. Esse processo, conhecido como eflúvio telógeno agudo, pode ser alarmante para aqueles que o experimentam.

A professora da Academia Brasileira de Tricologia (ABT) Valine Alencar explica que “ Como o organismo precisa combater o vírus e proteger os órgãos vitais, os cabelos são diretamente atingidos. A queda capilar geralmente é temporária, com os folículos capilares se recuperando conforme o corpo se recupera da infecção viral, é preciso intensificar os cuidados com a alimentação com o maior consumo de carnes, verduras, frutas e ainda estimular o couro cabeludo com tratamentos específicos para novos fios”, explica a especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui