Chapinha, babyliss, secador são utensílios que fazem parte do dia a dia da mulher para cuidar, alisar e modelar os cabelos. No entanto, o uso excessivo desses dispositivos pode causar danos significativos aos cabelos. O calor excessivo retira a umidade natural dos fios, deixando-os secos, quebradiços e sensíveis a danos.
Além disso, a exposição frequente ao calor pode danificar a cutícula do cabelo, levando a perda do “cimento” intercuticular que mantém as cutículas fixas, com isso podem ter problemas como pontas duplas e frizz, mas também com o tempo pode levar a danos córtex do fio, camada mais profunda e dá resistência aos cabelos.
A professora da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), Valine Alencar explica que “Para prevenir danos causados pelo calor, é importante utilizar protetores térmicos antes de usar ferramentas de calor e evitar o uso excessivo. Também é aconselhável dar pausas regulares no uso dessas ferramentas e investir em tratamentos de condicionamento profundo que reponham a camada lipídica das cutículas, para ajudar a manter a saúde e a vitalidade dos cabelos.