Com dois anos e meio de atuação na cidade, a Maple Bear Canadian School presente em mais de 35 países reforça seu compromisso com a formação integral de seus alunos por meio de uma iniciativa inovadora: o Maple Feelings.
O projeto, lançado recentemente, aposta na arte, na música e no teatro para ensinar crianças de 4 a 12 anos a reconhecer, expressar e gerenciar suas emoções de maneira lúdica e acolhedora. “Na Maple Bear, o aprendizado acontece de maneira ativa, colaborativa e significativa, o que favorece o fortalecimento das habilidades socioemocionais desde a primeira infância”, afirma Pâmella Gomes, diretora da unidade.
A cada aula, momentos de ativação emocional abrem espaço para que os estudantes compartilhem seus sentimentos. Eles representam essas emoções em atividades que incluem fotografia, escrita, música e dramatizações. Trabalhos de artes plásticas, criação de roteiros teatrais e a análise de emoções associadas a diferentes melodias também fazem parte da proposta – tudo respeitando as individualidades e interesses de cada criança. “Queremos que nossas crianças consigam reconhecer o que sentem, expressem isso de forma saudável e aprendam a lidar com as emoções, desenvolvendo habilidades que serão essenciais ao longo da vida”, explica a psicóloga Gézi Monteiro, coordenadora do Projeto.


Autorregulação emocional
Outro destaque é a criação da Calming area: um espaço dentro da sala de aula destinado à autorregulação emocional. Nele, os alunos escolhem atividades como desenhar, ler ou realizar a respiração diafragmática para encontrar o próprio equilíbrio. “Cada aluno encontra seu próprio caminho para o equilíbrio emocional”, afirma Guizilla Rodrigues, coordenadora da unidade.
Mais que um projeto isolado, o Maple Feelings é uma prática contínua, com novas atividades específicas a cada trimestre, sempre adaptadas à faixa etária dos alunos. As famílias também são convidadas a participar, reforçando em casa o trabalho de educação emocional. “Nossa proposta é criar um ambiente em que as emoções sejam acolhidas e trabalhadas com respeito e empatia, preparando nossos alunos não apenas academicamente, mas também para a vida”, complementa Guizilla.


O projeto ainda contribui para a prevenção do bullying e para o fortalecimento dos laços entre os estudantes. “A partir do momento em que a criança compreende o que sente, ela também aprende a respeitar o sentimento do outro. Isso constrói um ambiente escolar muito mais saudável e acolhedor”, destaca a psicóloga Gezi.
Com uma proposta pedagógica que alia o currículo brasileiro às melhores práticas canadenses, a Maple Bear Águas Claras oferece Educação Infantil ao Ensino Médio em um ambiente bilíngue, moderno e acolhedor. A escola trabalha para que seus alunos, além de serem fluentes em dois idiomas, desenvolvam competências socioemocionais fundamentais para enfrentar os desafios de um mundo globalizado.
As matrículas na Maple Bear Águas Claras estão abertas durante todo o ano, e a escola oferece bolsas especiais mediante análise para famílias interessadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui