Nas últimas semanas, o Brasil tem enfrentado mudanças bruscas na temperatura, com ondas de calor que ultrapassam os 40 graus, chuvas que causam enchentes e até mesmo períodos de frio e baixa umidade. Essas variações climáticas afetam não apenas o corpo, mas também afetam os cabelos e o couro cabeludo. Valine Alencar, tricologista e docente da Academia Brasileira de Tricologia (ABT), explica que o calor excessivo pode causar mais danos aos cabelos do que o frio.
Com o aumento da exposição solar, os raios ultravioletas podem ressecar os fios, tornando-os frágeis, fracos, quebradiços e com pontas duplas. Isso se aplica a todos os tipos de cabelos, sejam eles crespos, cacheados, lisos, grossos, ruivos, loiros, castanhos ou pretos.
Quanto maior a exposição ao sol, maior a gravidade dos danos aos cabelos, sendo que, em alguns casos, a única solução para tratar os fios danificados é o corte. A radiação UVA (ultravioleta) e UVB (ultravioleta B) penetram nos fios e alteram sua composição, afetando a cor, aumentando a quebra e intensificando o ressecamento da haste capilar.
Além disso, esses raios geram uma reação química que leva à oxidação e ao desbotamento do cabelo. Por exemplo, cabelos castanhos podem adquirir reflexos avermelhados ou acobreados após exposição solar excessiva, enquanto cabelos loiros podem ficar verdes quando combinados com o cloro de piscinas, como destaca a especialista.
A melhor prática é aplicar produtos capilares com filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, e investir na hidratação capilar. O aumento da oleosidade com o calor pode estimular as glândulas sebáceas do couro cabeludo a produzir mais óleo, tornando o cabelo mais oleoso. Isso pode contribuir para o aparecimento da caspa e piorar condições como a dermatite seborreica. Ainda a transpiração excessiva, com o calor pode levar a um aumento na produção de suor pelo couro cabeludo. A transpiração excessiva pode criar um ambiente úmido, propício ao crescimento de bactérias e fungos, o que pode causar irritação, coceira e odor desagradável. Nos dias mais frios, é aconselhável lavar os cabelos com água morna, remover o excesso de água e secar com o secador em temperatura média.