Estudo publicado no ano passado pela Universidade Federal da Paraíba, aponta a eficácia do uso de óleos vegetais para cuidados com os fios. Os cosméticos capilares são formulados para reparar a fibra que necessita de tratamento devido aos danos diários diversos, como radiação solar, uso de secador e outras fontes de calor, além de tratamentos químicos, como descoloração e tinturas, ainda alisamento, que podem causar o ressecamento, quebra capilar e redução do brilho e da tensão dos fios.
Foram analisados 3 óleos, de abacate, argan e coco. Sendo que o óleo de abacate foi o que demonstrou maior eficácia na reparação da resistência dos fios comparado ao argan que apontou também resultados positivos e ao óleo de coco que demonstrou menor eficácia.
A professora da Academia Brasileira de Tricologia (ABT) e tricologista Valine Alencar explica que “Os óleos vegetais destacam-se como importantes produtos cosméticos, devido às propriedades hidratantes, e por deixar o cabelo com facilidade para pentear, ajudando na hidratação e nutrição dos fios, também brilho e maciez. Produtos para o uso frequente em casa, que podem ser usados em todas as estações do ano, de acordo com a necessidade dos fios”, contextualiza.
São ainda um recurso de baixo custo e extremamente acessíveis, encontrados em farmácias, lojas de produtos naturais e supermercados. Com propriedades naturais e pureza farmacêutica, cada vez mais utilizados para os cuidados com os cabelos no dia a dia pela mulher brasileira.
Para acompanhar a especialista no Instagram @valine.alencartricologia