Por Aline Diniz
O Parque de Águas Claras um dos espaços de lazer mais queridos da região, sofre com problemas de infraestrutura. E as reclamações são constantes. No entanto, a administração do parque tem se mostrado receptiva em buscar soluções para garantir o conforto e a segurança dos frequentadores.
Um dos pontos de atenção são os banheiros próximos ao lago, na parte superior do parque. Ágatha Cristina Campos, frequentadora do parque, se queixa bastante da falta de limpeza do banheiro feminino, das descargas que estão danificadas e também da falta de materiais de higiene adequados para população, como sabão e papel toalha para secar as mãos. Ágatha Campos explica que gostaria que a administração do parque tivesse um olhar mais cuidadoso e zeloso para essa e outras questões, como a segurança e a acessibilidade dos parquinhos infantis que existem no Parque de Águas Claras. Ela acredita que os parquinhos não são muito acessíveis e seguros, sobretudo para crianças com necessidades especiais.
A administração do parque, reconhece a necessidade de otimizar a limpeza e a reposição de materiais de higiene nesses locais. A equipe de manutenção já realizou a desobstrução da rede de esgoto, que estava bloqueada devido a raízes de árvores próximas, realizou também a substituição de peças danificadas, e a limpeza é realizada diariamente por uma empresa terceirizada. No entanto, a administração do parque destaca o desafio de lidar com o vandalismo e a depredação, que podem afetar a disponibilidade de materiais de higiene.
Campo de futebol e áreas esportivas
Segundo os frequentadores, o campo de futebol society encontra-se em péssimo estado. Com isso, a utilização do espaço é inviável. “A bola quica nos buracos e rachaduras do chão, e vai parar fora do campo a uma longa distância, o que faz com que eu e meus amigos tenhamos que paralisar o jogo quase o tempo todo para ir buscá-la”, confirma Filipe Tranzillo. Ele diz gostar muito do parque, porém, ultimamente está tendo dificuldade em jogar futebol no campo society, com os amigos pois o mesmo encontra-se com buracos enormes em toda sua extensão, e a grama sintética, que deveria revestir toda a área, praticamente não existe mais.
Segundo a assessoria de comunicação do Instituto Brasilia Ambiental, o IBRAM, a autarquia responsável pela manutenção e conservação de todo o Parque de Águas Claras , já existe um projeto de reforma geral para o campo, que será realizada por meio de compensação ambiental. Enquanto isso, a equipe de manutenção realiza reparos pontuais para garantir a segurança dos usuários.
Bebedouros e chuveiros
No Parque Ecológico de Águas Claras os usuários podem contar com diversos bebedouros espalhados por toda sua extensão. No entanto, o bebedouro que fica localizado no centro do parque onde ficam as quadras esportivas, está com dois dos três jatos por onde a água sai, quebrados. Foi constatado que esses dispositivos de acesso à água além de estarem com o jato fraco e com a água quente, os mesmos não param de jorrar, causando assim um desperdício enorme de água potável. Segundo os gestores do parque, os bebedouros e chuveiros estão passando por manutenções frequentes, e são higienizados diariamente pela equipe de manutenção que realiza a troca de filtros e torneiras sempre que necessário. Quanto aos chuveiros, a equipe realiza a reposição de registros e duchas semanalmente, mas também enfrenta o desafio da depredação.
Mesmo em meio a desafios de manutenção parece haver um interesse real da administração do parque na busca por melhorias, interesse esse que deve ser também de todos os moradores e frequentadores do Parque Ecológico de Águas Claras. Os cidadãos devem se disponibilizar como preservadores e fiscais tanto das áreas verdes quanto das áreas de lazer e práticas esportivas. A atenção da gestão do parque, aliada à participação ativa dos frequentadores, garantirá um futuro promissor para este refúgio verde no coração da cidade. Mais do que um local de lazer, o Parque de Águas Claras representa um compromisso com o bem-estar da comunidade e com a preservação do meio ambiente.