Quem acompanha o BBB 23 sabe que a participante Amanda está frequentemente arrancando os cabelos. A tricotilomania é o impulso de arrancar os fios de cabelo e também do corpo em situações de estresse.

A tricotilomania pode surgir em qualquer momento da vida, ou seja, durante a infância, adolescência ou ainda na fase adulta. Quando associada a problemas emocionais em homens e mulheres, o paciente tem total consciência de sua compulsão, ainda que não consiga resistir ao impulso de remover os fios e pelos.

Na maioria dos casos é necessário unir o tratamento psicológico ou psiquiátrico ao acompanhamento de um tricologista para a recuperação da saúde mental e o tratamento capilar.

A professora da Academia Brasileira de Tricologia, Valine Alencar explica que “esse comportamento é inconsciente. O paciente escolhe um fio, ou um número determinado de fios, ou também um fio mais fino, grosso ou branco para arrancar. Assim, as falhas no couro cabeludo aparecem sem que se perceba, sem saber quando começaram. Também há as infecções e lesões na região, o que pode deixar ainda cicatrizes e dificultar o nascimento de novos fios”, contextualiza.

Mais sobre Valine Alencar

Valine Alencar, professora da Academia Brasileira de Tricologia (ABT),

Também estudou na Internacional Association of Tricologists (AT), conta ainda com formações diversas em Terapia Ortomolecular e Aromaterapia, Biofísica, Envelhecimento Capilar, Cosmetologia em Tricologia, Epigenética.

Com mais de 10 anos de carreira atende clientes em todo o Brasil, presencialmente ou on-line. Com protocolos que priorizam a saúde do couro cabeludo, sem o uso de medicamentos para crianças, homens, mulheres e idosos, com tratamentos veganos, orgânicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui