Com 1,2 km de extensão e 7 metros de largura, novo trecho ao lado do linhão de Furnas e de Águas Claras deve melhorar o tráfego entre a Vereda da Cruz, Park Way, Areal e Taguatinga Sul, beneficiando cerca de 50 mil moradores
A tão aguardada melhoria viária na Avenida Vereda da Cruz começou a sair do papel nesta terça-feira (8). A via ganhará um novo trecho de 1,2 km de extensão, com 7 metros de largura, que deve aliviar significativamente os engarrafamentos enfrentados por motoristas que se deslocam entre os condomínios da região, Areal e Taguatinga Sul – especialmente no sentido oeste. A intervenção também vai beneficiar moradores do Park Way enquanto não é construída a futura Avenida das Cidades.
O novo trecho se estenderá do restaurante Cayennas, localizado no SHA Conjunto 6, até a Avenida Águas Claras, no sentido Taguatinga. Esta última é a continuação da Avenida Sibipiruna, que começa em Águas Claras, no cruzamento com a Avenida Araucárias e cruza toda a região do Areal nos sentidos norte e sul.
A Administradora Regional Telma Rufino foi uma das principais articuladoras da proposta, que atende a uma antiga reivindicação da população local. “Essa obra representa mais do que infraestrutura: é um alívio diário para quem enfrenta intensos congestionamentos para acessar as principais vias da região”, destacou.
O início das obras foi marcado por um ato simbólico com a presença da administradora regional e do secretário de Obras do DF, Valter Casemiro, que afirmou: “Mesmo com apenas 1,2 km, essa intervenção tem grande relevância para o trânsito da região. A expectativa é de que a obra esteja concluída em até quatro meses, com trechos sendo liberados antes disso”.

Novacap executa a obra
Casemiro também ressaltou que a execução da obra, a cargo da Novacap, pode impulsionar a construção da aguardada Avenida das Cidades – um corredor viário que vai ligar Samambaia à saída sul do Plano Piloto, facilitando ainda mais a mobilidade urbana entre o lado oeste e o lado leste do Distrito Federal.
Telma agradeceu o apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Obras. “É uma conquista coletiva para os moradores de Arniqueira, Águas Claras, Park Way e Taguatinga, e demonstra que, com articulação e vontade política, é possível avançar em soluções que melhoram de verdade a vida das pessoas”, concluiu.