Com 1,2 km de extensão e 7 metros de largura, novo trecho ao lado do linhão de Furnas e de Águas Claras deve melhorar o tráfego entre a Vereda da Cruz, Park Way, Areal e Taguatinga Sul, beneficiando cerca de 50 mil moradores
A tão aguardada melhoria viária na Avenida Vereda da Cruz começou a sair do papel nesta terça-feira (8). A via ganhará um novo trecho de 1,2 km de extensão, com 7 metros de largura, que deve aliviar significativamente os engarrafamentos enfrentados por motoristas que se deslocam entre os condomínios da região, Areal e Taguatinga Sul – especialmente no sentido oeste. A intervenção também vai beneficiar moradores do Park Way enquanto não é construída a futura Avenida das Cidades.
O novo trecho se estenderá do restaurante Cayennas, localizado no SHA Conjunto 6, até a Avenida Águas Claras, no sentido Taguatinga. Esta última é a continuação da Avenida Sibipiruna, que começa em Águas Claras, no cruzamento com a Avenida Araucárias e cruza toda a região do Areal nos sentidos norte e sul.
A Administradora Regional Telma Rufino foi uma das principais articuladoras da proposta, que atende a uma antiga reivindicação da população local. “Essa obra representa mais do que infraestrutura: é um alívio diário para quem enfrenta intensos congestionamentos para acessar as principais vias da região”, destacou.
O início das obras foi marcado por um ato simbólico com a presença da administradora regional e do secretário de Obras do DF, Valter Casemiro, que afirmou: “Mesmo com apenas 1,2 km, essa intervenção tem grande relevância para o trânsito da região. A expectativa é de que a obra esteja concluída em até quatro meses, com trechos sendo liberados antes disso”.

Os moradores Sebastião Ribeiro dos Santos e Bruno Pontes dos Santos (pai e filho, respectivamente) agradeceram o empenho da administradora Telma Rufino pela realização da obra e ressaltaram que o novo trecho vai melhorar o trânsito na região. Moradores do SHA Conjunto 6 há mais de 30 anos, eles destacaram as dificuldades enfrentadas no dia a dia, inclusive para sair do próprio condomínio onde residem, devido aos constantes engarrafamentos no local. Além disso, relataram que, aos sábados, por conta dos restaurantes que avançam para dentro do SHA 6, os congestionamentos se agravam, prejudicando ainda mais a rotina dos moradores da Vereda da Cruz. “É claro que esse trecho é uma solução paliativa, mas certamente vai melhorar significativamente o trânsito na região. Porém, o ideal seria a construção da Avenida das Cidades.”

Novacap executa a obra
Casemiro também ressaltou que a execução da obra, a cargo da Novacap, pode impulsionar a construção da aguardada Avenida das Cidades – um corredor viário que vai ligar Samambaia à saída sul do Plano Piloto, facilitando ainda mais a mobilidade urbana entre o lado oeste e o lado leste do Distrito Federal.
Telma agradeceu o apoio do Governo do Distrito Federal e da Secretaria de Obras. “É uma conquista coletiva para os moradores de Arniqueira, Águas Claras, Park Way e Taguatinga, e demonstra que, com articulação e vontade política, é possível avançar em soluções que melhoram de verdade a vida das pessoas”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui