Na pré temporada em Brasília, de 15 a 19 de janeiro, para representar o Brasil na Semana Internacional da RIEA (Rede Internacional de Escolas de Atores) em Madrid, dias 26, 27 e 28 de janeiro, e em Lisboa, dias 02, 03 e 04 de fevereiro de 2024.

Uma Despedida Fiel é um espetáculo premiado do Grupo Teatro dos Ventos, que estreou em Brasília, em 2013 e realizou circulação nacional em 2017, se apresentando em Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A peça recebeu o Prêmio Nacional de Dramaturgia da FUNARTE em 2015, o Prêmio Myriam Muniz de Teatro em 2014, indicada como uma das 7 Melhores montagens de 2013 no Prêmio Sesc de Teatro Candango e Prêmio de Melhor Ator para Ferdi no Festival Cenas Breves de Curitiba em 2013.

Sobre o espetáculo por Ferdi que é ator, dramaturgo e diretor, “Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar…” Rubem Alves.

Uma Despedida Fiel, é  antes de mais nada, uma indagação: o que é o amor, afinal? Na peça, dois personagens surgem numa estação de trem, motivados pelo fim de seus relacionamentos. Bento aguarda o retorno de quem um dia o abandonou, e Lourenço, ao contrário, assume o lugar de quem, agora, parte. Aparentemente antagônicos, tanto Lourenço quanto Bento, são personagens de uma mesma cena: a separação.

Esse encontro é o ponto de partida para se discutir o conceito de amor, tendo, ao fundo, a temida cena do abandono. Com opiniões divergentes, estes personagens incitam uma reflexão tão profunda quanto complexa a respeito do amor e seus limites. O amor tolera a liberdade? É possível amar com a convicção de que o outro pode partir?

Ao tratar o amor sob a ótica da liberdade, o espetáculo discute a noção de amor eterno e as condições normalmente associadas à ideia de amor duradouro. O trabalho ressoa com o pensamento de Rubem Alves na citação “amar é ter um pássaro pousado no dedo” e lança um olhar poético sobre a cena da despedida, não atribuindo a ela, necessariamente, o fim do amor.

A peça coloca um zoom no modus operandi do amor romântico, dando vazão ao tema do desejo e da mecânica que opera os padrões dos relacionamentos humanos. O reconhecimento de um imaginário sobre o amor, perpetuado no discurso produzido pela arte ao longo do tempo, nos permite apontar a mecânica da simbiose como motivo do amor romântico.

De fato, teatro, canção popular, TV, cinema e literatura exercem um poder massificante sobre a afetividade social. Personagens emblemáticos como Ulisses e Penélope, Tristão e Isolda, Romeu e Julieta e tantos outros que os sucederam, nutrem uma noção de experiência amorosa a partir de uma unidade: o par. Em Uma Despedida Fiel, a cena da separação surge para questionar a ideia de finitude do amor.

A peça ilumina o caráter massivo que tal lógica de afetos assume na cultura contemporânea, dando lugar à liberdade como condição essencial a uma noção de amor que não se restringe à ideia de “dois” ou “para sempre”.

Dois personagens aguardam uma resposta do destino enquanto esperam um trem numa estação vazia. Nesse lugar, palco tão frequente de abandonos e reencontros, Bento e Lourenço revelam-se protagonistas de uma mesma cena: a separação. Bento escreve cartas imaginárias que carregam falsas promessas do retorno de um amor que se foi. Lourenço é um fotógrafo com visão libertária que entende a fotografia como uma tentativa de imobilizar qualquer dinâmica da vida, em outras palavras, a própria morte.

Enquanto um dos personagens inventa situações de controle de uma união que não existe mais, o outro, que parte, reconhece que qualquer tentativa de domínio sobre essas dinâmicas é ineficiente. Viver um amor é compreender que, ao longo do tempo, ele se transforma.

 

SERVIÇO – TEMPORADA BRASÍLIA:

De 15 a 18 de janeiro (de 2a a 5a) às 19h e 19 de janeiro (6a-feira) às 20h

Local: Teatro dos Ventos, Rua 19 norte, Duo Mall, Águas Claras.

 

TEMPORADA MADRID:

Dias 26, 27 e 28 de janeiro

Local: Teatro Accion-Encena, Centro, Madrid, ES.

 

TEMPORADA LISBOA:

Dias 02, 03 e 04 de fevereiro

Local: Teatro Evoé, Vila Sintra, Lisboa, PT.

 

Ingressos no local: R$ 30,00 (inteira) e 15,00 (meia)

Telefone para reservas e informações: 61-98377.0336

Classificação Indicativa: 12 anos

Drama, com duração de 60 minutos.

Site: www.teatrodosventos.com.br

Redes Sociais: @grupoteatrodosventos (o grupo) ou @teatrodosventos (o espaço cultural)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui