Música, teatro, palestras, performance e poemas tomam contam do Teatro dos Ventos este mês em Águas Claras. O espaço multicultural e escola fica localizado na Rua 19 Norte, no Edifício Duo Mall, toda a programação é gratuita e aberta ao público. Neste mês os eventos acontecem sempre às 20 horas.
No dia 8 de março, dia internacional da mulher, quem abre a programação é Bárbara Carvalho, com a palestra “As mulheres e o acesso à educação”. A palestra é um breve resumo sobre as conquistas de direitos à educação, para as mulheres, no Brasil e em algumas partes do mundo, também para debater como a educação pode transformar a vida de mulheres e ainda consolidar seus direitos. Conta com, 25 minutos e debate ao final. A classificação indicativa é de 12 anos. A programação faz parte do Encontro & Pensamento, que abre espaço para profissionais da arte, filosofia, psicologia e comunicação apresentarem suas pesquisas e trabalhos.
Dia 10 de março, ainda com a agenda especial do dia internacional da mulher, é a vez do Grupo 5 Nós, com a apresentação “Gritos que Ecoam”. Uma performance de dança, teatro e poesia. Com poemas autorais do grupo, e trilha sonora com um repertório de mulheres cantantes. A apresentação retrata as histórias e a vida das mulheres em sua pluralidade. Abordando temas como lutas, anseios, violências, além da força, conquista e maravilhas de ser mulher. O elenco conta com, Amanda Cabral, Janaína Santana, Lucas Querino,Maria Clara Falcão, Romário Gonçalves. Já a iluminação e som da apresentação, são assinados por Juh Sagmeister. E conta com duração de 15 minutos, com classificação livre.
A apresentação faz parte da Fanfarra, Sarau Multidisciplinar. O Sarau é um palco aberto para o público presente que queira participar.
Dia 17 de março às 20 horas é vez da apresentação musical “expresSOMOS”, que é um coletivo de surdos, dirigido por Freelipe, e nesta apresentação a proposta é a experimentação de diferentes linguagens: dança, canto, cinema e poesia. O expresSOMOS te convida a olhar e sentir como nunca antes. O show faz parte da programação do Sonora, conta com 60 minutos de duração e a classificação indicativa também é livre.
Dia 21 de março a programação segue com mais uma edição do Encontro & Pensamento. Dessa vez a palestra será de Priscila Carneiro, que traz “À flor da pele”.
A palestra-performativa tem como objetivo apresentar o processo da pesquisa vivenciada no trabalho de conclusão do curso de graduação da licenciatura em dança (IFB).
O estudo fundamenta-se no corpo e nos questionamentos das origens dos saberes relacionados às brasilidades, a partir de experiências pessoais com danças contemporâneas e improvisações-somáticas.
Possui como metodologia a prática artística como pesquisa (PArP) como caminho para perceber as relações entre os saberes levantados, aproximando-se das culturas ancestrais de alguns povos, sem o intuito de reproduzir práticas indígenas (como danças e rituais), mas atribuíndo reconhecimentos junto às referências e experiências de vida.
Com questionamentos existenciais, referências textuais e produções audiovisuais indígenas e não indígenas, aproximação e reconhecimento dos conhecimentos indígenas presentes na cultura brasileira. Com duração de 25 minutos com debate ao final com o público presente. A classificação indicativa é de 18 anos.
Fechando a programação do mês, no dia 31 de março às 20 horas o artista Lucas Souza abre mais um Fanfarra Sarau Multidisciplinar com a apresentação “Poesia e Pandemia, a arte enquanto travessia”. Com a declamação de poesias autorais, escritas durante alguns dos ápices da pandemia de CoVID-19 no Brasil entre março de 2020 e também outubro de 2021, e leitura dramática de trechos do livro que será publicado, Pandêmica – Volume I, que retrata a visão de 2 artistas LGBTQIA+ sobre vida e morte, relações afetivas e distanciamento, e questões sociais e subjetivas durante o primeiro ano da pandemia no Brasil.
Assim, busca-se fomentar a apreciação de poesia e literatura pelo público e servir como registro histórico do Brasil pandêmico. Depois da apresentação o Sarau vira um palco aberto para que o público presente possa se apresentar. Toda a agenda cultural do Teatro dos Ventos está disponível no Instagram @teatrodosventos
Toda programação é gratuita e conta com o apoio do FAC (Fundo de Incentivo á Cultura do Distrito Federal