Jornalista com especializações em Educação e Marketing, relações-públicas, produtora cultural, empresária e estudante de Psicologia, a brasiliense Vanessa Castro comemora, em 2025, 19 anos de trajetória profissional à frente da agência de comunicação e relações públicas V1 Comunicação.
Com produções culturais independentes e também com fomento do FAC (Fundo de Apoio à Cultura) do Distrito Federal, produziu, em 2018, o primeiro Festival de Stand Up na antiga Funarte, com os humoristas TJ Fernandes e Rodrigo Capela; realizou shows no Clube do Choro de Brasília com artistas locais e as cantoras de MPB Thathi e Monique Kessous. Também produziu a peça “ELA”, com duas temporadas em escolas públicas da capital federal, além de oficinas formativas de gestão e capacitação para agentes culturais.
Como assessora de comunicação, atendeu nomes como os humoristas Nany People, Diogo Portugal, Paulinho Serra, Rodrigo Cáceres, o eterno Sr. Barriga do seriado “Chaves”, o DJ francês David Guetta, a cantora Glaucia Nasser, entre outros artistas e personalidades.
Em 2021, atuou na divulgação nacional do Festival de Cinema de Brasília, como jornalista e assessora de imprensa, com mais de 400 matérias publicadas na mídia nacional durante o evento.
Durante a pandemia, atendeu a Winner, terceira maior empresa de paramentação médica hospitalar do Brasil, ampliando em oito vezes a presença digital da marca. Foram mais de 100 matérias publicadas em veículos locais e nacionais, além do engajamento de cerca de 400 influenciadores, artistas, empresários e profissionais da saúde na divulgação das máscaras cirúrgicas descartáveis produzidas pela empresa.
Entre 2022 e 2024, morou em São Paulo, onde foi convidada a gerenciar o núcleo de comunicação e influência de uma das maiores agências de comunicação e influenciadores digitais do Brasil. No entanto, percebeu que empreender com autonomia se encaixa melhor em seu perfil comportamental.
Atualmente, por meio da V1 Comunicação, oferece assessoria de comunicação e relações públicas, atendendo diversos projetos culturais do GDF. Também atua na construção de manuais de marca e lança agora uma consultoria de comunicação com duração de seis meses.
“Passei metade da minha vida envolvida com projetos diversos de comunicação, atendendo artistas nacionais e internacionais, empresas, restaurantes, especialistas e médicos. São Paulo transformou meu olhar sobre excelência profissional. Sempre fui exigente e comprometida, e lá estão os melhores profissionais da América Latina. Ao observar o mercado de Brasília, decidi unir meu networking e estratégias de comunicação e ativação de marca com imprensa, veículos de mídia e influenciadores digitais. Com um treinamento personalizado de atendimento para a equipe dos clientes, desenvolvi essa consultoria de seis meses para empresas diversas, pois identifiquei uma lacuna importante no mercado da capital federal”, explica.
Para acompanhar mais, siga no Instagram: @v1comunicacao